quarta-feira, 16 de maio de 2012


Guião da Festa da Esperança 5ºano 
Paróquia de Novelas
22\04\2012



           Na nossa Comunidade Paroquial celebramos hoje uma grande festa “ A Festa da Esperança”. Ao longo deste ano, olhamos para o projeto de Vida e Salvação que Deus tem para a humanidade e que tem vindo a concretizar ao longo da história e do caminho dos homens. Detivemo-nos refletir sobre alguns dos momentos e passos mais significativos dessa história, conhecemos algumas figuras de homens e de mulheres a quem Deus confiou um papel importante na concretização desse projeto, olhamos para a meta para onde se dirige esta humanidade que caminha de mãos dadas com Deus.

(Entrada cruz meninos e meninas acólitos e sacerdote)

CATEQUISTA:
            Senhor Padre: apresento-lhe o grupo de crianças do 5º ano de catequese, gente cheia de vida que cada vez mais quer pensar por si e assumir aquilo que é fundamental na vida.
            Há vários anos que estão em catequese, procurando descobrir, conhecer e amar Jesus Cristo e a viver na Comunidade a sua fé.
            Querem, neste momento da sua caminhada de catequese, continuar, em alegria e esperança, a explorar a história do Amor de Deus para com a humanidade, descobrindo o seu projeto para nós:

( catequista) -  Sermos seus interpretes ( uma criança avança com o dístico “ interpretes de Deus” , mostra à assembleia).

(catequista) – Descobrirmos em Jesus o nosso caminho ( uma criança avança com o dístico “ Jesus é o caminho”, mostra à assembleia).

( catequista) – continuarmos a sua obra (uma criança avança com o dístico “ Continuar a obra de Jesus”, mostra a assembleia)

( catequista) – Tornarmo-nos, pelo Espirito Santo (uma criança avança com o dístico “ Tornarmo-nos pessoas novas ”, mostra a assembleia) – pessoas novas. Sem medo, e com esperança, recusamos o mal e aprendemos a

(as crianças que têm os dísticos voltam-nos, erguem-nos acima da cabeça e em coro:)

Aprendemos a construir um mundo Novo

Ato Penitencial
1º Leitura
     
     Leitura dos Actos dos Apóstolos
       
           Naqueles dias, Pedro disse ao povo: «O Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob, o Deus de nossos pais, glorificou o seu Servo Jesus, que vós entregastes e negastes na presença de Pilatos, estando ele resolvido a soltá-l’O. Negastes o Santo e o Justo e pedistes a libertação dum assassino; matastes o autor da vida, mas Deus ressuscitou-O dos mortos, e nós somos testemunhas disso. Agora, irmãos, eu sei que agistes por ignorância, como também os vossos chefes. Foi assim que Deus cumpriu o que de antemão tinha anunciado pela boca de todos os Profetas: que o seu Messias havia de padecer. Portanto, arrependei-vos e convertei-vos,  para que os vossos pecados sejam perdoados».
Palavra do Senhor.

Cântico(Salmo)

2ºleitura

     Leitura da Primeira Epístola de São João

           Meus filhos, escrevo-vos isto, para que não pequeis. Mas se alguém pecar, nós temos Jesus Cristo, o Justo, como advogado junto do Pai. Ele é a vítima de propiciação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos do mundo inteiro. E nós sabemos que O conhecemos, se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz conhecê-l’O  e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele. Mas se alguém guardar a sua palavra, nesse o amor de Deus é perfeito.
Palavra do Senhor.

Evangelho/Homilia

Oração universal

Caríssimos irmãos: A Cristo ressuscitado, que intercede pelos pecadores junto do Pai, peçamos que os seus fiéis sejam testemunhas do perdão, dizendo com alegria:
R. Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.
Ou: Cristo ressuscitado, ouvi-nos.
Ou: Rei da glória, ouvi a nossa oração.

1. Pelos que encontram Jesus Cristo nas Escrituras,
pelos que O reconhecem ao partir do pão
e por aqueles a quem Ele perdoa os pecados,
oremos ao Senhor.     

2. Pelos que trabalham pela paz e pela justiça,
pelos que exercem grandes responsabilidades
e pelos povos do mundo inteiro e seus governos,
oremos ao Senhor.

3. Pelas vítimas das injustiças deste mundo,
pelos inocentes perseguidos e condenados
e por aqueles de quem Jesus Se fez igual,
oremos ao Senhor.      

4. Pelos que não crêem na Ressurreição de Jesus,
pelos que, por vergonha, negam o Santo e o Justo
e pelos que agem contra Ele por ignorância,
oremos ao Senhor.     

5. Por todos nós aqui presentes neste dia,
pelos que celebraram connosco a santa Páscoa
e pelos que esperam celebrá-la na glória eterna,
oremos ao Senhor.

OFERTÓRIO:
 - Cálice e galhetas: Com este pão e este vinho, que vão transformar-se no Teu Corpo e no Teu Sangue, queremos oferecer-Te, Senhor, todo o trabalho humano, e em especial, o daqueles que lutam pelo respeito e dignidade da vida de todo e qualquer ser humano. Aceita-os Senhor

- Velas: Esta Chama recorda-nos que o Espirito Santo é o amor de Deus em nós, que nos aquece o coração, nos ajuda a compreender o Evangelho e nos dá forças para amar como Deus amou.

- Catecismo: Nós te apresentamos, Senhor,  o nosso catecismo que durante esta caminhada nos deste o desejo de conhecer. Sabemos que Tu dás sabedoria aqueles que Te buscam e te amam. Faz-nos, Senhor, descobrir a Tua Palavra.

- Flores: Aceitai, Senhor, estas flores como símbolo da natureza e da alegria de estarmos aqui presentes na casa de Deus.

- Diplomas: Aceitai, Senhor, estes diplomas como símbolo da Fé e da Esperança. É pelo símbolo da Fé que nos conhecemos como discípulos de Cristo.

-Moedas: Esta é a oferta da comunidade aqui reunida. Representa o seu esforço na vida de cada dia e o desejo de a partilhar em Eucaristia. Aceita Senhor

AÇÃO DE GRAÇAS

E de Esperança - a esperança de concluirmos o projeto de vida e salvação que Deus tem para a humanidade;

S de Serviço, o serviço que pretendemos prestar no nosso caminhar;

P de Palavra – reunimo-nos à mesa da Palavra e do Pão para fazermos parte da comunidade dos discípulos;

E de Espirito - afirmamos que o Espirito Santo nos dá um Espirito novo, um Espirito de Amor, de alegria e Paz;
R de Ressureição- anunciámos a boa nova, Jesus Cristo morreu mas está vivo – Ressuscitou!

A de Amor- acreditamos que Deus tem um coração onde cabemos todos;
N de Nascimento- Jesus Cristo, o filho de Deus, nasceu de Maria a fim de apontar à humanidade caminhos de Vida;

Ç,  - presente na palavra Oração, onde afirmamos a nossa Fé .
A de Aliança- Vivemos o Amor à Aliança que Deus estabelece em cada um de nós e com esta comunidade Cristã.

Sem comentários:

Enviar um comentário